Com qual frequência as pessoas devem ir ao dentista? De 6 em 6 meses? Uma vez ao ano? Todo mês? Por que não dar autonomia total para que as pessoas possam realizar sua higiene bucal e aumentar o tempo de retorno? 

Existe uma máxima por aí dizendo que as pessoas devem consultar seus dentistas de 6 em 6 meses. Isso é correto? Não sei, mas podemos colocar a cabeça para funcionar um pouco e ver que fica quase impossível determinar uma frequência de retornos, pois mexemos com uma população muito diferente aqui no Brasil. Tem gente que deveria estar no dentista a cada 3 meses e gente que poderia ficar um ano sem dar as caras em nossos consultórios. 

Não estou falando em abandonar a prevenção, viu? Acho que a prevenção é o jeito mais importante, simples e barato de cuidar da nossa boca. Porém, todos nós sabemos que cada caso é um caso. A frequência de retornos deve ser combinada entre dentista e paciente, baseada no risco de cada um. O dentista tem inúmeras ferramentas para medir riscos de doenças bucais. Riscos de cárie, de doença periodontal, de câncer bucal e etc. Nosso papel é definitivo na hora de devolver saúde bucal aos pacientes e ensiná-los a manter esta saúde.

Pacientes com problemas periodontais costumam casar com seus dentistas. Não tem jeito. A doença é sorrateira e precisa de acompanhamento e cuidado. Aí sim podemos estabelecer o retorno de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses. Pacientes sem doenças bucais, com baixos riscos de cárie podem, eventualmente, decidir quando voltar ao dentista. Se ensinarmos esses pacientes a entenderem suas bocas e praticarem a higiene correta, eles saberão a hora certa de voltar. Eu sei que esse é mais um preceito de saúde pública, mas por que não usar para a prática de consultório? Faz parte da nossa profissão ensinar as pessoas a cuidarem bem de suas bocas, pois isso é papel delas! Não tem como o dentista estar ali todo dia junto de todo mundo na hora de escovar os dentes e passar o fio dental.

O bom disso é que gerando autonomia a gente faz a pessoa entender sobre saúde bucal e essa pessoa passa isso para frente, para seus filhos, sua família e seus amigos. Aqui no Blog Dicas Odonto, você paciente, encontra uma tonelada de informações para entender bastante sobre saúde bucal, mas nunca deixe de consultar um dentista e decidir junto com ele sobre como você vai lidar com sua boca e seus retornos. 

E você, dentista? Concorda? Discorda? Deixe sua opinião!

Um Abraço,