Muitos pacientes têm dúvidas sobre o uso de escovas elétricas. Quais seriam as indicações? Quais seriam as vantagens e desvantagens? 

As escovas elétricas, geralmente, funcionam com pilhas ou baterias recarregáveis, estão presentes nas farmácias e grandes super mercados. A minha indicação pessoal, como cirurgião dentista, é de que elas servem muito bem para pessoas com dificuldades de manejo das escovas comuns. Pessoas com problemas de coordenação motora, limitações de movimentos e outros problemas que façam com que o indivíduo não consiga escovar os dentes corretamente com o uso de escovas de dentes que estamos acostumados a ver e indicar.

Uma observação: As escovas que se dizem “ultrassônicas” são apenas vibratórias. Talvez com esse nome, as empresas pretendem vender mais, já que o nome se aproxima muito dos aparelhos usados pelos dentistas para fazer raspagem periodontal – o ultrassom. Por isso a palavra está entre aspas no título.

Existe algum problema, se qualquer pessoa começar a usar esses tipos de escovas? Na verdade, é preciso tomar certos cuidados. A escova elétrica gira ou vibra sozinha. Os usuários dessas escovas não podem fazer força ou movimentos contra seus dentes. Eles devem deixar que a escova limpe seus dentes, apenas colocando as cerdas giratórias, ou vibratórias sobre eles. Nada de esfregar ou fazer força como se estivesse usando uma escova comum, pois assim, você corre o risco de gerar retrações nas gengivas.

Quando a gengiva “sobe” ou “desce”, deixando a raiz do dente exposta, podemos estar expostos a uma série de problemas como hipersensibilidade, dor, abrasão dental e problemas com estética. Então, se você tem vontade de começar a usar essas escovas, apenas lembre-se de não colocar força e sempre consulte seu dentista para ter melhores esclarecimentos sobre o seu caso. Tem gente que já escova com muita força com a escova comum e já tem retrações. Eu não indicaria o uso de escovas elétricas para essas pessoas.

Em uma busca breve pelo Google, reparei que algumas empresas estão lançando escovas elétricas para crianças, com temas infantis. Não recomendo o uso dessas escovas para crianças. Acredito que as crianças devem aprender a limpar a boca com escovas comuns, para se tornarem adultos conscientes e autônomos em relação a sua higiene oral.

Particularmente, gosto de trabalhar com a escovação dirigida. Cada pessoa tem um jeito diferente de escovar. Cada pessoa deve conhecer sua boca e saber onde deve escovar mais, onde deve ficar de olho, se deve usar fio dental apenas, ou escovas interdentais ou ainda usar alguma outra técnica ou dispositivo para ajudar a manter seus dentes limpos. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto