No ano que vem, em 2013, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) lançará o novo Código de Ética Odontológico. Ele foi atualizado para a era da Internet, dizem os conselheiros. Porém, ainda nos resta fiscalizar. 

“A nossa loja foi criada para atender consumidores que querem melhorar o sorriso, a qualidade de vida, e que buscam inovações, tanto nos serviços odontológicos como na forma de comprar…” – Estão transformando a odontologia em Pizzaria. O site de onde tirei a frase entre aspas acima está fingindo que o Código de Ética Odontológico não existe mais. O site é uma “loja virtual” que vende procedimentos odontológicos. Vejam a que ponto chegamos.

Fiquei extremamente curioso com a falta de ética deslavada e entrei em contato com a clínica. A dentista que atendeu ao telefone me explicou gentilmente que os procedimentos do site são para pessoas que vão ao consultório fazer a consulta inicial. Opa? Isso não está escrito no site! Os procedimentos estão abertos para qualquer um comprar, mesmo sem ter a indicação. Se algum consumidor desavisado quiser sair comprando facetas ou restaurações, ele consegue. Basta apenas fazer o cadastro e ter um cartão de crédito. Mesmo assim, os descontos e o modo de apresentação ferem o Código de Ética Odontológico.

É muito desanimador e não é nada pessoal com a dentista responsável técnica. Vejo profissionais que lutam diariamente, dentro das regras que juramos seguir e estão tendo dificuldades com a competitividade do mercado, os convênios odontológicos e a saturação de profissionais nos grandes centros. Ainda temos que lidar com esses sites que constituem concorrência desleal. O papel do Blog e a obrigação dos dentistas é de fiscalizar e denunciar (também seguindo o Código de Ética). “A primeira loja virtual de odontologia!” – esperamos que seja a primeira e última!!!

Portanto, peço ajuda de vocês, dentistas leitores. Mandem e-mail para etica@crosp.org.br ou fiscalizacao@crosp.org.br 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto