Recentemente, o novo filme de James Bond, o agente 007, trouxe à tona um assunto que nunca abordamos aqui no blog – os dentes com cápsulas de cianeto embutidas para que agentes secretos pudessem se matar, caso fossem capturados pelo inimigo. Porém, o que isso tem a ver com o nazismo e com a prótese bucomaxilo facial? Descubra na sequência. O Post à seguir contém SPOILERS LEVES do filme 007, Operação Skyfall. Você foi avisado.

Essa história de cianeto no dente parece uma mistura de ficção com realidade, mas não é. Encontramos inúmeras referências às cápsulas de cianeto, ou pílulas do suicídio. Agentes secretos e pessoas do alto escalão nazista, por exemplo, usaram desse método para se matar ao invés de serem capturados. Acharam melhor morrer junto com as informações que tinham guardadas na cabeça, do que compartilhá-las com seus inimigos sob tortura. Alguns relatos ainda mostram pequenas cápsulas de cianeto embutidas em dentes!

Esse é o caso do mais novo vilão de James Bond em Skyfall – Thiago Silva, interpretado por Javier Barden. Em em momento do filme ele retira sua prótese bucomaxilo facial, revelando que mordeu uma cápsula de cianeto quando foi capturado. Será que alguém errou na dose do veneno? Porque o cara não morreu, mas teve seus dentes corroídos, junto com uma parte do osso da maxila, zigomático e a parte inferior do orbital. Os efeitos especiais são um espetáculo, na hora em que ele tira a prótese. Podemos apenas levantar a hipótese de que a cápsula do suicídio estava em seus dentes molares superiores esquerdos – região mais afetada pelo seu efeito cáustico.

Os vilões de James Bond sempre tem uma particularidade dessas, como marcas, cicatrizes no rosto, próteses e até dentes de metal. Quem não lembra do vilão “Jaws” , dos primeiros filmes da agente 007? Vejam o vídeo:

[youtube]xHPDIjWgMzw[/youtube]

A história ainda conta que muitos dos nazistas que estavam junto com Hitler, em seus últimos momentos, usaram a pílula de cianeto. O cianeto é extremamente tóxico, causando morte celular por hipoxia, isto é, a célula morre por não conseguir respirar. Poxa, imagina um agente secreto tem uma dessas no dente, vai comer uma castanha e ela quebra, sem querer?

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto