A Hipocrisia Minimamente Invasiva

Nós dentistas, ao executarmos um procedimento simples pelo convênio, num valor de tabela de 20 reais recebemos após 30 dias com descontos de impostos, mais risco de glosa um valor real em torno dos 14 reais. Aceitamos essa condição , evitamos admitir o erro e principalmente… não contamos nada para ninguém. Não seria melhor cobrarmos esses 20 reais diretamente do paciente e recebermos à vista???

Será que o paciente  de convênio sabe que recebemos esse valor? Será que superaríamos a nossa hipocrisia, digo … nossa vergonha de cobrar particularmente aquilo que na verdade recebemos discretamente em depósito na conta do final do mês? Eu sei que o convênio expressa a realidade da falta de qualificação do governo em não dar a assistência devida em proporcionar ao cidadão aquilo que é devidamente expresso POR DIREITO NA constituição dizendo: Nós, convênios, proporcionamos o acesso ao tratamento de pessoas que não tem possibilidades de pagar um tratamento particular.

Balela … pura lorota … 171, em cima de uma classe profissional inteira e do povo também. Se metade da população tivesse informações sobre a importância da saúde talvez tivéssemos menos celulares e pessoas mais saudáveis. Porém, como diz o colega Rodrigo Bontempi, aqui, com a abertura desenfreada de faculdades de odontologia promoveram a Dentistolândia e a ANS o paraíso empresarial da saúde meia boca… Dia 25 de outubro Dia Internacional da Saúde das operadoras bucais… mas principalmente … O dia de repensar uma especialidade da saúde , uma posição profissional … Aproveite a greve procure o seu diploma e faça uma prece a ele. Contemple-o … passe suas mãos levemente sobre ele e retome o seu trabalho no dia 26 valorizando esse pedaço de papel que é o simbolo do seu esforço.

Dr. Vicente Mauro Neto é Cirurgião Dentista                                                                                        formado pela OSEC/UNISA

Concorda? Discorda? Deixe seu comentário abaixo

Equipe Dicas Odonto