Conhecida vulgarmente como “língua presa”, a anquiloglossia é uma disfunção não muito rara e pode ter um tratamento com uma abordagem precoce. Quem sabe com mais pesquisas na área poderemos ter algo parecido com o que está sendo proposto em um artigo por uma fonoaudióloga, mestranda em ciências odontológicas aplicadas.

*Crédito das imagens: Janelle Aby, MD
*Paciente da universidade de Sanford, EUA.

Quem não conhece alguém que fala “axim”? Opa, olha o bullying!!! Em alguns casos, o problema é leve e a pessoa convive bem com isso. Em outros, podemos identificar problemas logo no início da infância. Entre eles, a dificuldade de deglutição, de amamentação, de fala e etc. A língua é um órgão extremamente importante e tem muita influência na cavidade bucal. A recomendação de tratamento precoce fica meio nebulosa entre o pediatra, o dentista e o fonoaudiólogo, por falta de mais estudos que corroborem um diagnóstico e intervenção precoce.

Para não deixar essa disfunção passar batido, ESTE ARTIGO sugere que odontopediatras incluam a investigação do freio lingual em suas avaliações clínicas. Esses especialistas são os primeiros a ter contato com crianças pequenas, menores de 3 anos. Podemos ver que existe toda uma classificação para podermos diagnosticar precocemente a língua presa e evitar que ela venha trazer prejuízos futuros como mudança da posição dental, problemas nos tecidos periodontais, problemas de fala, mastigação, deglutição e até na respiração.

NESTE OUTRO ARTIGO, você poderá entender como uma ótima ideia pode mudar a vida dessas crianças, com um diagnóstico precoce de anquiloglossia. A leitura é bem interessante e a sugestão de aplicação deste protocolo para todos os bebês é uma grande novidade. Imaginamos que com mais estudos na área, em um futuro próximo, esse exame possa ser rotineiro para todos os bebês, assim como hoje é o teste do pezinho.

É importante deixar claro que nem todos os casos priorizam a intervenção cirúrgica. Cada caso deve ser analisado individualmente. Há casos em que exercícios linguais já ajudam muito na terapia e na melhora da fala, por exemplo.

Isso implicaria em adultos com menos problemas relacionados à língua, menos necessidade de cirurgias reparadoras tardias e menos necessidade de aparelhos dentais. Sem contar o trauma psicológico que muitas crianças sofrem por falarem diferente do que se considera normal. Odontopediatras, fonoaudiólogos(as) e pediatras: esta é hora de haver união para um bem maior e quem sabe conseguir combater esta disfunção o mais cedo possível, com ótimo resultados no futuro.

O Blog do Tio Dentista também fala sobre o assunto 

Saiba mais sobre a língua presa no Blog Profissão Dentista

 

Atualização – 20/12/2012 – Blog do Tio Dentista fala o sobre o Teste da Linguinha

 

Um Abraço,

Luiz Rodolfo

Equipe Dicas Odonto