Os Clinicões e o Táxi de Frota

Obviamente todos conhecem o mecanismo de funcionamento do táxi de frota. Um empresário compra licenças de táxi junto à prefeitura. Imagino que de uma forma “justa”. Compra carros e contrata motoristas para conduzi-los. Esses motoristas pagam uma diária obrigatória que chega perto dos 80% de seu faturamento. Isso é uma meta obrigatória fazendo com que o motorista trabalhe de 12 a 16 horas por dia …

O domingo é “folga” e a féria é do motorista. Isso me faz lembrar nossos colegas que trabalham para os clinicões odontológicos … Conversei com um colega que trabalhou num estabelecimento de “saúde” desses … Trabalhava das 8 as 20 horas, atendendo um paciente a cada 15 minutos em clínica geral. Seu ganho diário era de 150 reais. Trabalhando 10 horas por dia, atendia em média 35 a 40 pacientes POR DIA.

Como já disse aqui é um modelo de negócio que deve ter seu mérito de gestão. Na minha opinião, isso nada difere das Famosas clínicas Pops que tinham nas Praças de grande movimento e terminais de ônibus da cidade de São Paulo na década de 80. Talvez agora, um pouco mais limpinhas, porém com a mesma tendência ordinária. Por vezes sou criticado pelos meus pares mais próximos por levantar questões sobre esses modelos apresentados por esses ecléticos empresários. Por achar simplesmente que o BOM NEGÓCIO só é verdadeiramente bom negócio quando ele contempla todas as partes. Fora isso é oportunismo e não negócio. Mas enfim … deixo esse comentário puramente reflexivo para deleite dos comentários dos colegas. É uma crítica e não um julgamento, pois afinal todos sabemos que algo precisa mudar, ou não? Hoje é meu rodízio… Vou de Táxi …

Dr. Vicente Mauro Neto é Cirurgião Dentista                                                                                        formado pela OSEC/UNISA

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Equipe Dicas Odonto