Este post é do nosso colega convidado, Dr. Gustavo Oliveira. O Dicas Odonto está sempre de portas abertas para conteúdo inédito e de qualidade. Se você for dentista ou paciente e quiser divulgar seu texto, entre em contato com a gente pelo e-mail – odontoduvidas@gmail.com

Os protetores bucais feitos em consultório ou personalizados, são aparelhos confeccionado em placas de silicone de 2 a 3 milímetros de espessura, prensados à vácuo em uma máquina específica no modelo de gesso da boca do paciente. Tal processo permite uma adaptação e retenção excelente do aparelho na boca do paciente.

VANTAGENS

  • Possibilita ao atleta respirar pela boca, ingerir líquidos e falar sem retirar o protetor.
  • Protege não apenas os dentes, mas também os lábios, língua, bochechas e também a região da articulação (ATM).
  • Cria uma segurança maior comparado ao protetor pré-fabricado, o que geralmente aumenta o rendimento do atleta.
  • Evita uma possível desclassificação, pois se o atleta sofre um ferimento na boca gerando um sangramento, ele é desclassificado.
  • Além da proteção de todos os dentes e tecidos moles, o protetor personalizado melhora a atenção e o rendimento do atleta, pois  não é preciso se preocupar em manter o protetor em posição.

COMO FAZER PARA ADQUIRIR?

  1. Realiza-se um exame clínico para avaliar as condições bucais, quais esportes o paciente pratica, se usa aparelho ortodôntico, tipo de mordida, etc. A partir desses dados, realiza-se a moldagem do arco superior. Caso o paciente use aparelho ortodôntico nas duas arcadas, ambas são moldadas.
  2. Realiza-se a instalação do protetor bucal e os ajustes se necessário.
  3. Avalia-se a adaptação do protetor bucal e se necessário, os últimos ajustes.

Frente aos dados acima descritos, não restam dúvidas das vantagens do protetor bucal personalizado em relação aos universais que são comprados em lojas de esportes.

Mais Info: CLIQUE AQUI

Dr. Gustavo Moreira de Oliveira

Especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial
End: Rua Des. Alirio de Figueiredo, n 425 Bairro Dom Aquino
65-3322-7114 – Cuibá – MT, Brasil

Equipe Dicas Odonto