Você, dentista, pensa dessa maneira? Você faz a gestão do seu consultório odontológico como se ele fosse uma empresa? Hoje em dia, não podemos nos dar ao luxo de deixar o consultório sem um programa de gestão, por mais simples que ele seja.

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Muitos dentistas ainda têm muitas dúvidas quando montam o seu negócio. Quanto cobrar? Quantos funcionários contratar? Quanto que o consultório vai custar por mês? São perguntas comuns que devem ser respondidas com uma boa gestão e administração da empresa.

Em primeiro lugar, não se deve misturar o pessoal com o consultório. A conta deve ser separada. Se o dentista tem sua clínica montada com uma pessoa jurídica, fica ainda mais fácil de separar. Parece básico, mas muitas vezes, por falta de tempo ou por falta de vontade, o dentista mistura o que é seu com o que é da clínica. Aí que se perde o controle do negócio.

Tudo que é da empresa, fica na conta da empresa. A empresa paga os materiais, paga os funcionários, paga os impostos e, vejam isso, paga o próprio dentista! Mesmo que seja um consultório, na pessoa física, essa divisão facilita a gestão. Tudo deve estar anotado: custos fixos como aluguel, telefone, luz, água, salários de funcionários, condomínio, impostos e custos variáveis como compra de materiais, gastos com manutenção de equipamentos e etc. Com esta conta em mãos, o dentista sabe exatamente quanto que sua empresa custa. Em cima disso, resta ver quanto que ele pretende ter de lucro sobre os procedimentos. Uma das maneiras de calcular o valor de seus procedimentos é calculando quanto custa a sua hora clínica. Quanto custa cada hora da sua empresa funcionando?

Posso atender convênios odontológicos com lucro real? Fácil de responder tendo feito todos procedimentos acima. Pegue os valores dos procedimentos de convênio, veja o tempo que cada procedimento leva para ser realizado e calcule se vale à pena. Quanto posso dar de desconto para meus pacientes? Cinco, dez, quinze, vinte porcento? Também fica fácil de calcular, sabendo o custo da hora clínica.

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Aposto que ainda existem milhares de “consultórios familiares”, onde uma senhorinha idosa faz o trabalho de secretária e de auxiliar limpando a sala entre os atendimentos. Onde se faz desconto de 10 %, caso o pagamento seja à vista, mas ninguém fez a conta para saber se 10% é a porcentagem mais adequada para a clínica naquele mês. Sem problemas. Não há nada de errado nisso. Seria o caso de repensar esse modelo antigo, essa visão muito romântica de consultório, sem ter as “rédeas curtas” na hora de fazer as contas.

Pensar em guardar dinheiro mensalmente em uma conta que serve como caixa de urgência ou ainda uma conta para que você possa investir mais em sua clínica. Quem sabe depois de um ano ou dois juntando, você consegue investir em tecnologias que vão somar no seu dia-a-dia, como uma câmera intra-oral, ou uma TV maior para sua sala de espera, ou ainda um aparelho de Laser de baixa potência. Faça com que o consultório pague pelos investimentos feitos nele. Isso não deve sair do seu bolso, à esmo. É bem melhor se for planejado.

O mais bacana de tudo isso é poder atribuir o seu verdadeiro valor. Quem sabe você não consegue abaixar um pouco os preços de alguns procedimentos e deixá-los com preços mais atrativos sem se arriscar. É tudo pura organização e matemática. Ainda poder medir o quanto que uma auxiliar treinada pode fazer seu trabalho render mais. Ver se a contratação de uma profissional assim é viável ou não, dentro das suas contas.

E não é só isso. A gestão é para quebrar barreiras. É ter um plano de marketing. Investimento em mídias sociais. Pensar em maneiras de fidelizar seus clientes. Fazer uma reserva que você usar para pagar por cursos de atualização, congressos e etc. E o dentista consegue fazer tudo isso sozinho? Difícil. Nós gostamos de focar na odontologia, né? Porém, precisamos aprender e entender como as coisas  funcionam melhor com uma boa gestão. Sabendo como seu mercado e sua clínica funcionam, você pode até programar suas férias em meses que você sabe que o movimento é mais baixo, o que consequentemente vai te dar menos prejuízo em deixar o consultório fechado.

Que fique bem claro: não sou um especialista em gestão. Estou apenas abrindo espaço para algumas dicas e discussão de ideias bem básicas. Quem quiser saber mais e quiser realmente aumentar o potencial da sua empresa pode procurar cursos nas áreas de gestão em saúde. Existem muitas empresas se abrindo para este mercado. No fim das contas, ali, na ponta do lápis, literalmente, todos saem ganhando. Deixe a sua dica, doutor!

O Blog Vida de Dentista fala disso – AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto