Sabemos que o padrão de beleza e a estética podem variar dependendo da cultura, do país ou ainda da classe social. Uns acham bonito ter um dente de ouro, outros gostam de dentes brancos que nem a parede e ainda vemos povos que tem por cultura ter metais aparecendo nos dentes da frente. O que acontece no humor norte americano em relação aos ingleses, no quesito sorriso?

Vemos inúmeros exemplos desse tipo de humor. O povo norte americano vive em um mundo meio fechado, culturalmente, o que produz alguns esteriótipos humorísticos que deixam os povos de outros países um pouco nervosos. A Internet e a globalização podem ter mudado essa visão fechada de mundo dos “Yankees“, porém muitos deles ainda acham que aqui no Brasil vivemos em casas sobre galhos de árvores no meio de macacos e crocodilos.

Sorrisos incluem Sherlock Holmes e o Príncipe Charles

Um assunto muito recorrente na TV norte americana é brincar com o sorriso dos ingleses.  Os habitantes dos EUA são educados pela televisão e podem confundir a piada com a realidade (ou essa frase representa apenas mais um esteriótipo?). Em um antigo episódio da série de TV “Os Simpsons”, vemos um dentista assustando um personagem ao mostrá-lo o “Livro dos Sorrisos Ingleses (The Big Book of British Smiles) – como vocês podem ver na foto acima. A piada é boa, mas cria um esteriótipo de que ingleses tem a boca podre. E isso chega a ser uma verdade? Podemos dizer que o padrão de sorriso norte americano – tudo super branco, super retinho e perfeito é o melhor padrão de sorriso que existe? 

Neste ano de 2012, o seriado “Uma Família da Pesada” fez uma sátira como se seus personagens fossem ingleses. Mais uma vez a piada com os dentes tortos e amarelados apareceu. Durante todo o mini episódio dedicado aos súditos da Rainha Elizabeth, vemos que todos os personagens mostram aqueles dentes protruídos e apinhados. Veja a imagem:

São apenas dois exemplos, sem falar do conhecido Austin Powers, personagem de Mike Myers que tira sarro de James Bond. Quem não lembra do sorriso amarelado do agente da paródia de 007? Em uma pesquisa no Google tive a oportunidade de encontrar postagens em blogs e sites que mostram esta crença dos norte americanos sobre a piada ser um reflexo da realidade. Os esteriótipos pegam e não dá para acreditar totalmente neles. Ou você acha que todos os franceses são fumantes e arrogantes? Ou que irlandeses são um bando de bêbados baderneiros ou que todos portugueses são burros? 

Essas postagens mostram que quando um norte americano entra em contato com um inglês, é comum surgir o comentário: “Nossa, seus dentes não são tão feios assim”. Uma outra postagem extremamente interessante põe a culpa do esteriótipo em celebridades britânicas dos anos 60. “Não é que nossos (dentes) sejam ruins, mas Americanos são obsessivos com os deles. Está pegando aqui também, esta moda de colocar aparelho em todas as crianças. Não me lembro de nenhuma criança com aparelho quando eu estava na escola (…) antes da disponibilidade do flúor na pasta de dente (ou na água), nossos dentes britânicos eram espetacularmente feios (…) o Americano contemporâneo, provavelmente, teve melhor acesso a saúde bucal; e suspeito que temos certa austeridade cultural em relação a procedimentos corretivos como aparelhos ortodônticos, considerados extravagantes ou pura vaidade.”

Opa! Rooney entra pro tal livro?

O trecho entre aspas, traduzido acima foi tirado DESTE LINK , em que lemos várias frases soltas sobre essa grande diferença de “sorrisos culturais”. Em certo parágrafo, um mexicano diz: “Eu não sei como é nos Estados Unidos, mas aqui no México é comum usarmos a expressão “dientes ingles” para descrever dentes tortos”. 

Por outro lado, vendo com olhos brasileiros, o sorriso norte americano é certinho demais. Eu vejo em programas como “Extreme Makeover” que todo mundo fica com os dentes iguais. Retos demais e brancos demais. Não parecem naturais. Parece uma porção daqueles “Mentex”, sabe? O Brasileiro quer dentes que pareçam naturais. Pode até ser desdentado  e usar uma dentadura, mas não quer que ninguém perceba. Nesse quesito, a expectativa do brasileiro é muito mais alta em relação ao sorriso –  o que torna nosso trabalho mais difícil!

Interessante saber como cada cultura vê o seu sorriso ideal. Você nunca percebeu que alguns povos ciganos tem muitos dentes metálicos ou dourados? Opa, isso já é assunto para uma outra postagem. Até lá.

Outros links sobre o assunto (em inglês):

– Kookosity

– Tumblr do “Livro”

– Serviço de saúde bucal inglês é ruim, segundo este link

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo