Esta semana fomos expostos a mais uma celebridade inventando moda. E quando celebridades inventam moda, muita gente segue, por idolatria ou simplesmente porque viram na TV. A bola da vez foi a atriz Alicia Silverstone.

Celebridades inventam manias desde que o mundo é mundo. Há alguns anos vemos esta volta do parto em casa com parteira, seguindo coisas mais naturais, sem medicação e sem médicos (!). Para quê? Apenas para ter mais risco de vida para o bebê e para a mãe, segundo ginecologistas sérios. A humanidade evoluiu. Estamos no auge de nossa evolução tecnológica e cultural. Não quer dizer que chegamos nas verdades absolutas do mundo e do universo, mas ainda tem gente querendo voltar para trás.

Alicia Silverstone é uma das musas da minha adolescência (pelo menos era). Não por causa de filmes, mas por causa de dois clipes da banda Aerosmith – Cryin´ e Amazing. Ela fazia papel dequelas gatinhas rebeldes e sensuais. Depois ainda foi Batgirl, em um filme horroroso do Homem Morcego. 

Logo cedo, enquanto eu tomava café da manhã, equivocadamente coloquei no programa da Ana Maria Braga. E lá estava um vídeo em que Alícia Silverstone alimentava seu filho. Poxa, Dicas Odonto, qual o problema da mulher dar de comer pro filho??? Ela mastigava a comida e passava para a boca da criança, assim como a maioria das aves faz com seus filhos. Aquilo me embrulhou o estômago e depois comecei a considerar vários fatores que aquele ato poderia gerar ao filho da atriz. Veja o vídeo:

[youtube]01U6VNkGPN8[/youtube]

Ugh! Gente, não recomendo que ninguém faça isso com seus filhos por estes seguintes motivos:

1 – A flora bacteriana da boca de um adulto é bem diferente da de uma criança. Diferente no sentido de ter bactérias mais virulentas. Você pode passar doenças bucais graves para o seu filho, mesmo tendo uma boca limpa.

2 – Todo aparelho bucal é composto de músculos, articulações, dentes, língua e etc. Isso precisa ser desenvolvido, como qualquer músculo. Isso tudo deve ser usado. A criança deve mastigar a própria comida. Inclusive para a correta conformação dos dentes.

3 – Outro motivo que acho relevante é o psicológico. Que auto-confiança essa criança vai ter? Como vai fazer quando frequentar a escola e não tiver a mãe por perto para vomitar comida na boca dele?

Tenho certeza que as aves fazem isso porque precisam. Aves não tem dentes. As mamães aves engolem os alimentos para suas moelas desenvolvidas e depois regurgitam para seus filhos que não tem como triturar grandes alimentos. Nós, mamíferos, somos inteiramente diferentes e (vejam só) possuímos dentes! Vamos ser sensatos. Gostar de uma celebridade, seguir uma moda, ouvir um estilo de música, tudo bem. Cada um cada um. Porém, com saúde a gente não brinca.

Link da notícia do site Terra – AQUI

Concorda? Discorda? Deixe seu comentário abaixo!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo