Será que contando 11 dias sem colocar um cigarro na boca posso dizer que sou um ex-fumante? Ainda não. Da primeira vez que parei com esta porcaria, fiquei 2 anos sem fumar e voltei. Recaídas são comuns e temos que ficar sempre espertos.

07/01/2012 – Hoje não senti muita falta do cigarro. Parece que o que dizem sobre os 3 ou 4 primeiros dias é bem verdade. Quando eu estava no cinema, antes do filme, eles passam uma animação em que dizem que é proibido fumar dentro do cinema. Isso me lembrou do cigarro. Peguei um chiclete de nicotina e mentalizei aquela associação – o chiclete é igualzinho ao cigarro. Pronto. Era o mais próximo que eu poderia chegar de fumar dentro do cinema.

08/01/2012 – Um domingo tranquilo. Precisei de apenas 2 chicletes neste dia. Ainda fico animado com os cheiros que volto a sentir. Fiz um churrasco com minha família e senti aquele cheiro de fumaça que o churrasco deixa na roupa até o final do dia. Sem contar como os alimentos ficam mais saborosos. Uma explosão de sabores.

09/01/2012 – A vontade de fumar agora é mais pontual. Antes, qualquer coisinha despertava a vontade por nicotina. Hoje ela acontece depois das refeições, à noite e depois de consumir bebidas alcoólicas ou café. Não tomei café este ano ainda! O que consigo sentir é que a depressão que vinha junto com a parada do cigarro está bem mais amena do que da primeira vez que eu parei.

10/01/2012 – Na noite passada tive um pouco de insônia – o que me lembrou do meu companheiro de noites sem dormir: o cigarro. Um colega meu que parou também chamou o cigarro de “companheiro”. Ele se referia às viagens de carro que faz sozinho. Neste sentido, o cigarro serve de amigo para tirar o sono e passar o tempo. Mas de que adianta ter uma que mata você no final? Continuo com 2 chicletes de nicotina de 2mg diários e gosto sempre de ter um chiclete comum comigo. Meu único medo agora não é o enfisema e sim deslocar minha ATM!

Os outros dias estão sendo muito parecidos, mas os dias que narrei demoram um pouco para passar. Uma dos motivos mais fortes que não me deixam voltar à fumar é o próprio tempo decorrido. Imagina ter que passar por toda essa fase ruim de “abstinência” novamente? Que saco! O outro motivo é o compromisso que firmei aqui no blog com meus leitores. Obrigado à todos que acompanharam, deram força e comentaram esses 3 posts. Vocês foram de extrema importância para todo este processo.

Um Grande Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo