Vamos começar o ano falando do maior vilão da boca! A revista Super Interessante publicou uma  pequena nota na sessão “Supernovas” – “Produto dispensa o uso de escova de dentes”. O produto parece ser inovador, mas será que ele significa o início do fim da nossa escova de dentes?

O Blog Odontoblogia fez uma postagem sobre o assunto em novembro de 2011 – aqui. A faculdade de odontologia de Los Angeles está desenvolvendo um produto que promete aniquilar o Streptococcus mutans – um dos principais responsáveis pela cárie dentária. A ideia é muito bem vinda, pois teremos mais um aliado contra doenças bucais. Entretanto, ainda é cedo para falar sobre o fim da escova de dentes.

Diferentes produtos disponíveis no mercado já matam esta bactéria, junto com muitas outras. Uma característica que sempre será um problema para o uso de substâncias químicas para efetiva limpeza bucal é que a boca é formada por tecidos duros – os dentes – e tecidos moles – mucosa, gengiva e língua. Outro problema é que a boca comporta “bactérias boas” e “bactérias nocivas”. Com este produto, temos o início de uma diferenciação, o que pode ser visto com positividade.

Vamos sair um pouco da boca e observar nosso dia-a-dia. Existe um produto que você joga sobre o louça suja e ele a limpa sem esfregar? Existe alguma substância que você joga sobre o chão da cozinha e ele faz toda limpeza sozinho, sem precisar ao menos passar um pano? Ainda não. Então, porque será que na boca seria diferente?

Até que a ciência me prove o contrário, vou insistir que a escova de dentes e o fio dental são indispensáveis para a higiene bucal. Pode até ficar sem pasta de dentes e sem bochechos, mas não dá para ficar sem os instrumentos de limpeza mecânica. 

Os testes clínicos dessa nova substância começam em março deste ano (2012). O site da faculdade desenvolvedora do produto nos mostra informações bem interessantes. Nos Estados Unidos, assim como aqui no Brasil, a cárie ainda é um baita vilão que atinge mais de 50% das crianças e grande maioria dos adultos.

Pode ser que um dia a doença cárie seja coisa do passado, mas a boca ainda traz muitos outros tipos de doenças. Acho bem positiva essa briga de frente com um dos maiores problemas bucais do mundo, mas ainda estamos longe de deixar de lado as nossas escovas de dentes e nossos dentistas. Então, vamos pegar leva aí, Super Interessante!

Mais sobre Streptococcus mutans aqui

Uma Abraço,

Equipe Dicas Odonto