Quem não quer ser feliz? Atingir a felicidade. O problema é que ninguém sabe definir muito bem o que é a própria felicidade. Se é um estado de espírito duradouro, se é um momento, se é uma sequência eventos, ou etc. O que sabemos é que ela dura pouco e que tem a ver com nossas realizações durante a vida. Agora uma pesquisa junta sorriso, felicidade e Facebook.

O jornal “Social Psychological and Personality Science” publicou uma entrevista em que pesquisadores afirmam que: A maneira como uma pessoa sorri em uma foto de perfil no facebook, pode prever o grau de satisfação que ela terá em sua vida, pelos próximos 4 anos. O quê??? Devem ter bolado um programinha que mede a largura dos sorrisos e depois acompanhado essas pessoas, para ver o que aconteceu com cada uma.

Algumas outras pesquisas já foram feitas nesse sentido para encontrar micro-expressões faciais que possam prever um futuro de bem estar. O teor dessas pesquisas é muito interessante, mas … a primeira que citei foi feita com apenas 84 pessoas – um número de amostragem muito pequeno. Outro problema: medir nível de satisfação é muito aleatório. Não sabemos como isso foi medido. Será que foi pela própria rede social? Ou as pessoas foram acompanhadas pessoalmente? Nem todo mundo diz a verdade … e aí?

O que podemos afirmar é que um sorriso em uma foto demonstra felicidade naqueles pequenos segundos que foram precisos para a pessoa sorrir antes de sair na foto. E nem sabemos se foi forçado, porque a sociedade nos impõe: devemos sorrir em fotos. Acho que ainda estamos meio longe de medir satisfação usando medições tão simples como a largura do sorriso!

Fonte: Olhar Digital 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo