O provisório é uma peça chave de alguns tratamentos protéticos odontológicos. O que não pode é deixar de caprichar na confecção deles. Mas e se o paciente gosta tanto do provisório e não volta para fazer o definitivo? Para tudo se dá um jeitinho…

Epa, este provisório está longe do ideal. Sabem que como plantonista pego várias iatrogenias mensalmente, na parte de provisórios. Alguns estão tão desgastados e mal adaptados que ficam difícil de colar. Claro que outros são porque os pacientes estão com eles há muito tempo e ainda não procuraram seus dentistas para a finalização do tratamento. Dava para ter melhorado a condição deste aí da foto, não dava?

Como periodontista, o provisório me ajuda bastante. Logo depois ou uma semana depois de um aumento de coroa clínica o provisório deve ser reembasado para que a gengiva tome sua forma para a moldagem do dente definitivo. Ele não precisa ser totalmente perfeito nos quesitos cor, tamanho e brilho, mas deve ter o melhor encaixe possível.

O provisório não serve apenas para a estética. Ele deve devolver a função na medida do possível. Quem já ficou sem um dente da frente deve saber o quão desesperadora é essa situação. Ninguém merece ficar se policiando para não sorrir e correr o risco de mostrar uma janelinha. 

Ele não pode estar alto e nem ficar soltando toda hora, por isso que o reembasamento é tão importante. Além disso, com o provisório em posição e adaptação ideal, a gengiva cicatriza bonitinha naquela região – claro que sempre deve-se respeitar o espaço biológico. Para quem não sabe, o espaço biológico é uma média de medidas, já comprovado por várias pesquisas, onde a prótese não pode invadir (à grosso modo). Ele tem em média 3 mm. Se a prótese invadir este espaço, a gengiva vai viver inflamada. Se o espaço não existir ele deve ser “criado” com a cirurgia de aumento de coroa clínica (assunto para outro Post).

Sabem que existe um medo do dentista caprichar tanto no provisório que o paciente nem volta para fazer o definitivo. Em alguns casos isso acontece. Eu tinha um professor de faculdade, dentista, famoso até hoje, que fazia provisórios perfeitos em adaptação e forma, mas um pouco rosados. Isso forçava o paciente à voltar para o definitivo. Outros profissionais fazem ele mais escuro ou mais claro.

Eu ainda acho que a melhor solução seria o entendimento do paciente sobre o assunto. Outra opção, ainda, seria combinar o preço e pedir ao paciente que deixe uma entrada do valor do definitivo, “amarrando” sua volta pelo bolso. Em lugares estéticos, eu, particularmente, não gosto de fazer feio. O que não pode mesmo é fazer aquilo que vemos na foto que ilustra o início do post.

[youtube]jv4oc9cOC30[/youtube]

Veja a importância de um provisório bem colado, hehehe, às vezes acidentes acontecem!

E você? Tem algum dica? Algum em que o paciente saiu feliz da vida com seu provisório e não voltou mais? Conte para a gente. 

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Procurando Livros