Tudo que é novo, às vezes, assusta um pouco. Porém, a utilização de toxina botulínica não tem nada de novo! No meio odontológico brasileiro tem sim. Acompanhe a mais recente polêmica eugenólica à seguir.


Quem quiser saber um pouco mais sobre o tal Botox pode sempre contar com um pouco de Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/Toxina_botul%C3%ADnica . Epa … lá não fala nada dos usos odontológicos. Eu falo aqui.

O Botox estava sendo usado na odontologia para alguns casos de correção de sorriso gengival, para amenizar casos severos de bruxismo, para preenchimento do lábio, estética do sorriso e etc. Junto com a utilização do Botox, discutiu-se o uso do Ácido Hialurônico – um componente sintético muito usado em medicina estética e dermatológica. Na odontologia estava sendo usado para preenchimento em certos casos de cirurgias buco-maxilo faciais, para tratamento de Disfunções Têmporo-Mandibulares (DTM) e até para formação de papila gengival (!). 

Vejam que são vários usos terapêuticos e alguns estéticos. O burburinho geral da semana veio à tona depois que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) proibiu o uso do Ácido Hialurônico e o uso do Botox para fins estéticos. Sem se justificar decentemente, falou que dentistas não estão aptos à usar essas duas substâncias. Por que não? E se não estão, por que não regulamentar e obrigar os profissionais a se capacitarem?

Foi o que aconteceu. A figura abaixo mostra que o CFO havia liberado o uso das substâncias em junho deste ano:

Muitos cursos sobre o assunto pipocaram por aí. O cirurgião dentista foi atrás de capacitação para aproveitar novas técnicas e aumentar a sua gama de terapias para determinados problemas. Em 2 de setembro de 2011, o CFO sem mais nem menos proíbe o uso do Ác. Hialurônico e restringe (sem entrar em detalhes) o uso do Botox. Pera lá … e todos os dentistas que nesses 2 meses e pouco investiram no aprendizado dessas técnicas? (Questão muito bem levantada pelo Dr. Wilson Carlos no Facebook)

O porquê da proibição ainda é obscuro. Ficou mal explicado. Sabe-se que o mercado que envolve estas substâncias gira muito dinheiro. Outros falam em lobby de outro conselho muito mais poderoso e atuante que o nosso: o de medicina. O que está acontecendo, na verdade, é que estão minando nossa profissão. Ficamos defasados em relação à odontologia de outros países que já usam o toxina e o ácido há algum tempo. Involuímos. 

O grupo Odontologia Brasileira do Facebook (que conta com mais de 11.000 membros) começou uma campanha que é bem descrita na imagem abaixo:

As opiniões são muito variadas sobre o assunto. Ontem e hoje o Facebook bombou com indignações, apoios e até com uma petição online – http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=toxina .

Acredito que muitos concordaram com a decisão do CFO, explicitando que poderia haver um certo descontrole e uso indiscriminado das substâncias trazendo prejuízos aos pacientes. Isso não deixa de ser uma grande verdade também, pois sabemos como a fiscalização é precária neste país tropical. O que me deixa intrigado é o seguinte: Por que liberar e logo depois proibir? O CFO não deveria estar lutando em prol da classe e dessa maneira ter estudado melhor o assunto antes de tomar alguma decisão? Será que os dermatologistas ficaram com medo de perder mercado? 

Em alguns meses isso tudo será liberado novamente, acredito eu. Agora, o que não pode é dar o pirulito na mão do profissional e depois arrancar, sem mais nem menos. Vamos ver no que vai dar…

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo