Semana passada fui assistir a uma palestra de uma empresa de implantes suíça. O intuito da palestra era comercial, mas foi bastante elucidativa, com trabalhos científicos corroborando os produtos da marca. No meio da apresentação, o palestrante mostrou um slide com um anúncio de um dentista de Guadalajara que faz parte do livro dos recordes, também conhecido como Guinness Book World Records. Ninguém vai adivinhar o porquê. Apresento-lhes o implantodontista milagreiro.

Na palestra que citei acima, um dos slides era um anúncio desta clínica, situada no México (que não achei no Google). O que chamou a atenção é a frase: “Implantes sem cirurgia”. Seria algo parecido com cirurgia espiritual? Como é possível? 

Gostaria de chamar a atenção dos consumidores de implante dentário sobre o marketing acima. Não existe milagre ainda. Não se pode garantir que não haverá inflamação. Para colocar o implante no osso, o corpo sofre uma agressão e responde com inflamação local em menor ou maior grau. Portanto, cuidado com promessas como esta, fora da realidade.

E aí que vem a novidade: o mais curioso deste assunto não é tudo isso que escrevi até agora. Vejam a próxima figura:

Como é que é? O dentista está no livro dos recordes por colocar 44 implantes em uma só boca de um ser humano. Ei … 2,4,6 … nós temos apenas 32 dentes na boca contando os sisos. Quando reabilitamos vamos até segundo molar – totalizando 28 dentes. E ele fez todos individuais. Hum, esquisito … Para entender onde foram colocados mais implantes que dentes, veja esta figura:

FONTE – http://papelweb.seccionamarilla.com/doc/seccionamarilla/TOPETE_A_EDUARDO_DR/#0

Os implantes imitam as raízes dos dentes. Olhem lá nos molares superiores – são 3 implantes por dente. Sinceramente, fiquei curioso para ver como isso funciona e de onde vem tanto osso para isso. Como são os fatores biomecâmicos? Incidência da força de mastigação? Para que colocar dois implantes colados em uma raiz de pré-molar? 

O que me deixa mais encucado sobre todo este assunto é que este dentista ganhou prêmio de Homem do Ano de 2006 como vemos no link:

 http://papelweb.seccionamarilla.com/doc/seccionamarilla/TOPETE_A_EDUARDO_DR

/2009092401/2.html#2

Então, depois de analisar tudo isto e nosso conhecimento de implantes atual, algo não bate, não combina. O dentista pode ter descoberto um método revolucionário que apenas ele sabe? Que tal se fosse liberada uma radiografia panorâmica de algum caso destes com 40 ou 44 implantes? Alguns estudos científicos? Me parece um grande marketing mirabolante onde prêmios dados por motivos políticos levantam a bola de tratamentos duvidosos. Caso isso não seja baseado em vários estudos sérios, o nome disso é apenas um: experiência com seres humanos.

Sobre todos procedimentos em saúde: cuidado com taxas de porcentagem de 100%, com as palavras “nunca” e “sempre”, com garantias surreais e com preços muito abaixo do mercado. Fiquem atentos!

Fonte que “explica” os “Implantes sem Cirurgia”:

http://4195.mx.all.biz/service_cat.php?oid=1448

 Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto