Uma especialidade muito bonita que demanda paciência e conhecimento do comportamento infantil. O nome já diz tudo, mas por que existe um dentista especialista em crianças?

Por muitos motivos. Primeiro que temos uma dentição toda diferente da dentição permanente. São menos dentes com formatos diferentes e com abordagens de tratamento variadas. Os dentes de leite são apenas 20, ao contrário dos 32 permanentes.

As crianças precisam de mais tempo na cadeira do dentista. Dependendo dos casos, os odontopediatras fazem consultas chamadas de condicionamento – em que o dentista apenas apresenta o ambiente para as crianças. Mostram o “arzinho”, a “pontinha”, como a cadeira sobe e desce, a “luzinha” do refletor, tudo para acostumar o paciente àquele local novo e cheio de aparatos estranhos.

Levar a criança ao odontopediatra é fundamental, mesmo que ela não tenha cáries e dor. Os procedimentos de prevenção são simples e indolores, evitando traumas e maiores desgastes do profissional, da criança e dos pais.

O uso do “papa-cárie” também é comum, além de técnicas atraumáticas de remoção de tecido cariado com curetas, ao invés de usar o “motorzinho” que assusta até adultos. Papais e mamães: fiquem ligados em um detalhe: aos 6 anos, em média, um dente”molarzão” nasce atrás de todos os dentes de leite, sem trocar por nenhum. Esse dente é permanente e vai ficar aí para o resto da vida! E nada de deixar dentes estragarem “apenas por serem de leite”.

A parte de aparelho é melhor resolvida quando os pacientes são pequenos por ainda estarem em crescimento. Na dentição de leite ou mista (hora que a troca de dentes está ocorrendo) são as melhores fases para uma abordagem ortodôntica.

Não hesite em consultar com um odontopediatra. Eles estão preparados para entender a psicologia das crianças, reservam mais tempo de consulta e tem consultórios preparados para receber seus filhos e filhas com bichinhos, brinquedos  e muitos apetrechos bacanas.

Quer mais informações sobre Odontopediatria? Veja o Blog do Tio Dentista:

http://tiodentista.com.br/

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo