Na noite desta última quinta-feira, dia 30/06/2011, médicos e dentistas se reuniram no auditório da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) para uma assembléia em que foi discutida o baixo valor repassado pelos convênios aos profissionais da saúde.

Dentistas dão cartão vermelho para as baixas tabelas e ausência de reajustes.

Estavam presentes os membros de entidades médicas (APM, CREMESP, SIMESP e AMB), membros de entidades odontológicas (APCD, ABCD e CROSP), deputados, vereadores e um representando do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de um auditório cheio de profissionais da saúde – médicos e dentistas.

O movimento é legítimo e está se intensificando. O que pedimos é o reajuste dos valores pagos pelos procedimentos e consultas. Pedimos respeito e dignidade para podermos exercer nossas profissões. As glosas e os baixos repasses impedem os profissionais de atender os pacientes com responsabilidade.

Estudantes do 6º ano de medicina aderem à Assembléia e dão cartão vermelho para os convênios.

Existe uma tentativa de negociação e as empresas que não se deram o trabalho de responder às reivindicações dos médicos vão ser pressionadas com paralisação por tempo indeterminado, havendo um rodízio de especialidades. Cada especialidade médica, das 53 existentes, vai parar de atender por 3 dias consecutivos, a cada semana. Essa pressão serve apenas para que as empresas se abram para negociação.

Algumas empresas já estão abertas a negociações e mandaram contra propostas. Isso já é considerado uma vitória da classe que primeiro precisa ser ouvida, para negociar, já que a ANS é leniente em relação à fiscalização dos reajustes.

A Assembléia também serviu para que a classe odontológica aprenda a se organizar e faça propostas concretas e embasadas aos convênios que pagam mal e não querem negociar. Deixo aqui os meus parabéns às entidades médicas pela organização e luta por uma melhora no atendimento de saúde da população.

O Blog Dicas Odonto vai acompanhar essa epopéia que visa apenas um melhor atendimento e melhora das condições de trabalho de todos profissionais da área da saúde. Não precisa ser como hoje que empresas tem lucros estrondosos e médicos e dentistas estão fechando seus consultórios. Com uma melhor distribuição, tem como todo mundo sair ganhando.

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo