Pode falar o que quiser delas. As dentaduras são um grande motivo de risos e piadas. Nós, dentistas, as chamamos de prótese total. Alguns chamam de “perereca”, porque elas podem pular da boca. Outros chamam de “prótis” ou “próstata”.

Se George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, soubesse disso, com certeza iria lutar munido deste protetor. A sua dentadura era  muito precária e quase toda de metal – o que devia incomodar muito, mas desviaria balas melhor que as de hoje. Ainda mais aquelas balas redondinhas que eles usavam na época da Revolução Americana de 1776. (Minha referência? O filme “O Patriota” com Mel Gibson!)

Dentadura de George Washington

Se você perguntar aos dentistas sobre as funções de uma prótese total, ele vai responder que ela serve para restabelecer a função, estética e fonação dos pacientes. Além disso, ela não deixa aquela aparência de “boca murcha” e rejuvenesce o rosto da pessoa que perdeu os dentes, devolvendo-a para o convívio social e permitindo uma alimentação correta.

Nunca um dentista vai falar que ela também protege o usuário de balas de revólver! Um grande amigo e colega, Dr. @fernandopsoares me mandou a notícia do G1 por e-mail na semana passada e eu tive a impressão de já ter ouvido falar disso outras vezes. Um homem de 81 anos levou um tiro na região da boca e a bala desviou na dentadura, salvando sua vida. Link do G1: (http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/05/idoso-de-81-anos-leva-tiro-no-rosto-e-e-salvo-pela-dentadura-em-mt.html).

O mais impressionante é que com uma rápida busca no Google, pude encontrar mais dois casos desses no Brasil. Já são 3 pessoas que evitaram uma bala no cérebro por causa da milagrosa dentadura.

Estimamos melhoras para este senhor afortunado e deixamos uma dica: Não use dentaduras para traficar drogas para dentro da prisão, como fez um italiano em Gênova, segundo ESTA NOTÍCIA. Ele foi pego na revista, o “stupido”.

Veja as outras matérias de pessoas que já foram salvas pela dentadura:

TIRO NA BOCA

TIRO NA BOCA 2

O Blog Odontoblogia Fala do Assunto: AQUI

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo