Tive o prazer de ser convidado para participar deste belíssimo trabalho feito pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG – http://institutomaragabrilli.org.br/) neste sábado, dia 21/05/2011.

A experiência do trabalho voluntário é incrível e nos faz conhecer uma outra realidade totalmente diferente da nossa. O projeto de nome “Cadê Você” (http://www.cadevoce.info/) realizou um mutirão multidisciplinar no Jardim Eliana, na Zona Leste de São Paulo.

Psicólogos, assistentes sociais, fisiterapeutas, fonoaudiólogos, outros profissionais e nós dentistas participamos deste projeto orientando e ajudando famílias de pessoas portadoras de cuidados especiais.

Desde a faculdade que eu não tinha contato com pacientes especiais. Passamos o dia avaliando a saúde bucal, distribuindo kits com escova, pasta de dentes, fio dental e enxaguatórios. Além disso, passamos orientações às mães e aos pais sobre a importância da saúde bucal de seus filhos e onde procurar por tratamento especializado.

O que acabou nos impressionando é que a saúde bucal do pessoal que passou por este mutirão está bem cuidada. Mesmo levando em conta alguns problemas bucais que são característicos de algumas síndromes e deficiências. Existe uma consciência muito bem formada nesses pais com o cuidado dos dentes de seus filhos.

A realidade um pouco diferente da nossa traz um clima estranho e um pouco triste no início dos trabalhos. No fim do dia, tudo isso se transforma em alegria só de ver o cuidado e a dedicação que esses pais tem com seus filhos que necessitam de cuidados especiais. São pessoas que doam suas vidas e passam por cima das milhares dificuldades sociais e financeiras para dar o melhor tratamento e acompanhamento aos seus filhos.

Ainda tinha um profissional da área de Fisioterapia ou Educação Física que estava cadastrando os que tinham condições para a prática de esportes. O esporte é um ótimo meio de interação, trabalho em equipe, aprendizado do respeito, manutenção de saúde e um jeito ótimo de integrá-los a sociedade.

O Dr. Andre e eu, junto com uma das famílias participantes.

Deixo aqui o meu agradecimento pelo convite e sempre que eu puder ir aos projetos, fico à disposição. Obrigado.

Para entrar em contato com o Instituto Mara Gabrilli – contato@img.org.br

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo