Existe uma Turma do Mal, solta por aí. E não estou falando do Lex Luthor, do Duende Verde ou do Bin Laden. Estou falando dos Maléficos micro-organismos de todos os tipos, tamanhos e virulências. Eles estão ali para se aproveitar de você, silenciosamente. Infiltrar no esmalte, amolecer a dentina, ativar o sistema imunológico do seu corpo ou fazer seu dente doer e cair. Essa é a ala invisível da Turma do Mal.

A ala visível da Turma do Mal é aquela dos maus gestores públicos. Segundo a última pesquisa, de 2009, somos 219.575 dentistas, no Brasil. Em porcentagem, correspondemos à 19% dos dentistas do mundo. Por outro lado, em torno de 20% da população nunca teve acesso à tratamentos odontológicos, segundo dados recentes do IBGE. Há excesso de profissionais em determinadas regiões e falta em outras.

Dentista tem. Aliás, tem de sobra, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). As políticas de saúde bucal são muito recentes, o que quer dizer que muitos gestores públicos não se preocuparam com isso. Todos sabem que se houvessem mais dentistas na rede pública, trabalhando com prevenção, não teríamos que correr atrás dos tratamentos propriamente ditos, que são mais caros.

O pior de tudo é que a ala visível da Turma do Mal foi escolhida por você e por mim, meu amigo. Escolhida através do voto. Votamos para escolher quem serão nossos funcionários, a quem pagaremos o salário através dos impostos. Muitos deles não trabalharam como deveriam e nunca deixaram de receber seus proventos anuais e verbas extras.

Sorte nossa que existe também, uma Turma do Bem. Criada e gerenciada pelo dentista Fabio Bibancos, a Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que viabiliza tratamentos odontológicos gratuito a jovens carentes. Além disso, promovem ações sociais, educacionais, científicas e sócio-ambientais. São milhares de voluntários que doam seu tempo para ajudar uma causa nobre.

É obvio que o rombo na saúde bucal brasileira é muito grande. Por isso que a Turma do Bem precisa de muita gente. Você pode participar de várias formas: Sendo um Dentista do Bem e adotando um Sorriso. Sendo um voluntário. Você tem dinheiro sobrando e não tem tempo? Faça uma doação. O site da Turma do Bem é extremamente transparente em relação à objetivos, resultados e contas. Podem checar.

Por enquanto, a Turma do Mal ainda está vencendo. É só você lembrar dos números que falamos no 2º parágrafo. Esse Post faz parte do Projeto “Mídia do Bem” – outra maneira de ajudar na divulgação dos trabalhos dessa Turma. Você que tem Blog, Facebook ou Twitter também pode participar e ajudar à melhorar a qualidade de vida de muita gente, nesse “Brasilzão” ou até mundo afora.

Lembrem-se: “O Mal vence sempre que as pessoas de Bem não fazem nada” – Anônimo

Fontes:

http://cfo.org.br/imprensa/saiu-na-imprensa/brasil-e-o-pais-com-o-maior-numero-de-dentistas/

http://www.consumidorrs.com.br/rs2/inicial.php?case=2&idnot=6954

http://www.turmadobem.org.br/

Um Abraço,

Luiz Rodolfo