A nossa profissão requer muito esforço das nossas costas. Quantas vezes você, dentista, já não teve uma dor na região lombar ou cervical? E aquele seu colega que não veio trabalhar porque “travou”? A posição que ficamos para exercer nossa profissão é muito ingrata, exigindo muito dos ombros, do pescoço e de toda a coluna.

FONTE FOTO – http://www.atribunamt.com.br/2009/10/dirija-a-sua-coluna-para-um-futuro-sem-dor-2/

Alguns de nós optam por trabalhar em pé, nos casos de cirurgia. “Você vai operar em pé?” Dependendo da região que vai ser trabalhada e do procedimento, por que não? Na época em que eu estava na faculdade, tive uma matéria chamada Ergonomia no primeiro e no terceiro ano. Basicamente, a matéria ensinava posições corretas da cadeira do dentista e do mocho. Parece que assim que saímos da faculdade desaprendemos tudo que nos foi ensinado nessa área e nos entortamos para atender os pacientes.

Uma ótima opção para quem está com dores nas costas, pinçamentos ou até formigamentos é fazer uma consulta com um(a) médico(a) Fisiatra. O Fisiatra é o especialista em coluna e com certeza ele pode ajudar à diagnosticar seu problema e tratá-lo corretamente.

Geralmente, as terapias com o uso da Quiropraxia e do RPG (Reposicionamento Postural Gradual) são usadas e as costas voltam para o seu devido lugar.

O único cuidado que devemos tomar é de procurar primeiro o(a) Fisiatra. Este profissional, da área médica, vai pedir os exames necessários e indicar as terapias que ele(a) achar mais conveniente. Não vá entrando por aí em qualquer consultório de Quiropraxia, sem conhecer e sem checar o profissional. Cara que faz um curso de fim de semana e se diz quiropata, tá cheio por aí. Existe um curso de faculdade em Quiropraxia, sabiam?

Escrevi esse Post, pois estou fazendo um tratamento com essas 3 especialidades muito legais e efetivas para um mal que atinge mais de 70% da classe odontológica. Os tratamentos funcionam e a gente começa à sentir a diferença logo nas primeiras consultas.

No início deste ano de 2010 fiz 10 sessões de RPG que literalmente colocaram minhas costas no lugar. Tanto que não tive mais dores fortes e nem “travei”, como havia acontecido nos anos anteriores. Aprendi (ou reaprendi) à apoiar a lombar no mocho tento condicionar minha postura no dia-a-dia. Faço alguns exercícios rápidos de alongamento antes de começar à atender e no final do expediente.

Está aí uma ótima dica para os que tem dores nas costas e para quem tem convênio médico. Hoje em dia, esses tratamentos estão mais acessíveis por fazerem parte do rol de atendimentos dos convênios.

Vamos nos cuidar. Assim, garantimos uma qualidade de vida melhor, aumentamos nosso rendimento e vamos poder trabalhar por mais tempo. Até porque, quem vai querer se aposentar para ganhar uma mixaria do INSS ?

Deixo um grande abraço para a Fisiatra Dra. Regina Vasque e a Quiropata Marinês Caloni, do Centro de Promoção à Saúde da Porto Seguro do Hospital Santa Catarina.

Um Abraço,

Equipe DicasOdonto

Luiz Rodolfo