A Odontologia no Brasil é uma das melhores do mundo. O acesso da população à odontologia parece ser o pior do mundo. Segundo dados do ano de 2009, são 25 milhões de desdentados. São absurdos 700.000.000 de dentes perdidos, sem contar os sisos!!!

A comunicação entre médicos e dentistas está melhorando nos últimos anos. Os dentistas conquistaram um tratamento quase de igual para igual da classe médica, mas esse relacionamento evolui à passos curtos.

Resolvi escrever este Post por causa de um paciente que atendi no Pronto Socorro da APCD. O senhor de 60 anos de idade chegou chorando, meio grogue de tanta medicação que tinha tomado. Perguntei qual era o problema e ele disse: ” – É dor, dor, dor … Não aguento mais … Por favor, doutor, me salve …”. Vamos para a cadeira, fazer o exame clínico:

Acabamos de passar pelo dia 31 de outubro, o popular dia do Halloween. Para este senhor, é Halloween todo dia. Ele me contou que passou em mais de 10 dentistas, incluindo “profissionais” da rede pública e privada. O último deles, antes de mim, disse a seguinte frase: “Viiiixiiii, não vou nem mexer…”. Se é isso pode ser considerada uma frase de um “profissional da saúde”.

Ao fazer a anamnese descobri qual foi o problema que deixou todos os dentistas com medo de encostar no paciente: Ele é cardiopata, diabético e hipertenso. Toma uns 10 comprimidos por dia. Realmente, é para se preocupar, mas não podemos tratá-lo como um leproso era tratado na idade média, ou como um aidético era tratado nos anos 90. Ou vamos deixar de tratar pessoas portadoras de doenças?

Ele sentia dor em tudo, mas as piores dores eram nesses 4 dentes inferiores, esses mais abertos. Nesta primeira sessão eu não tinha como fazer extrações, como o paciente queria, pois ele estava tomando AAS diariamente para seu problema do coração. Então, a solução foi anestesiar com anestésico sem vasoconstritor nesta região e fazer a abertura desses 4 dentes, matando nervo deles para que parasse a dor.

Resolvendo esta parte o paciente já se mostrou muito mais calmo, pois ele foi atendido de verdade. Custava alguém fazer esse procedimento que durou cerca de 25 minutos? Com uma anestesia segura e simples? Aí, como eu sabia que poucos dentistas mexeriam no seu caso, escrevi uma carta para o médico pedindo avaliação para extrações múltiplas e a possibilidade de suspensão do AAS, pelo menos 3 dias antes e 3 dias depois das extrações.

Esse caso teria algumas outras opções, caso ele fosse tratado como um paciente normal e se ele tivesse dinheiro para pagar um tratamento. Agora, não vejo muitas opções, se não extrair a maioria dos dentes e tentar conservar alguns inferiores posteriores que sirvam de apoio para uma PPR inferior.

Acabei fazendo a extração de 7 dentes. Os outros ele iria tirar quando conseguisse um dentista para fazer sua prótese nos cursos da APCD. Não tive mais notícias do paciente, mas acredito que sua dor foi sanada, finalmente.

Dentistas: Saibam indicar. Procurem quem faça o que você não faz. Não deixem um paciente chegar ao desespero. Esse homem tentou arrancar seu dente inferior com um alicate, em casa, pois ninguém queria mexer.

Tenho vergonha de profissionais que soltam seus “Viiixiiiiiis” e largam o paciente, à Deus dará, sem pelo menos indicar onde ele pode resolver seu problema. Reafirmo: O Brasil tem uma das melhores odontologias do mundo, o que falta mesmo são profissionais. Não estou querendo me gabar com este Post, mas tratei do paciente, pois sei como fazer e me sinto seguro fazendo os procedimentos. Caso não soubesse, saberia indicar para o profissional correto.

Caso queira indicar pacientes com problemas sistêmicos graves, faço parte desta equipe: http://www.specificcare.com.br/

Um Abraço,

Equipes DicasOdonto