O diagnóstico é o nosso objetivo ao avaliar o paciente que senta na nossa cadeira. Todas aquelas perguntas, aqueles exames radiográficos, exame clínico e etc. Tudo isso serve apenas um propósito – o diagnóstico. É o nome do problema que o paciente tem na boca.

Com o diagnóstico correto em mãos, formulamos o prognóstico do caso. Muitos não fazem isso por escrito, mas o prognóstico é a nossa previsibilidade. O que esperamos daquele tratamento, indicado para aquele diagnóstico.

Estou sendo muito técnico e chato aqui? Vamos à dica de Ferramenta de Diagnóstico:

Detalhes do Exame Clínico:

– Paciente do sexo masculino, 58 anos

– Fístula na distal do dente 14 (pela posição da foto parece que ela está entre o dente 14 e o 16, mas ela está encostada na distal do dente 14)

– Sua queixa principal era a formação e desaparecimento dessa fístula. Algo que ocorre há 3 meses

– Ausência de dor

– Paciente reclama de incômodo por causa da formação e fechamento da fístula

Claro que aqui é necessário uma radiografia periapical para termos certeza de onde vem o problema. O que me chamou atenção, foi que o dente 16 estava com mobilidade grau II e com a raiz distal toda exposta.

No caso de fístula, a dica de ferramenta para diagnóstico é o cone de guta percha. Introduza um cone padrão de guta percha na entrada da fístula, com cuidado e vá até o fundo. Radiografe.

O que parecia uma lesão proveniente do dente 14, deu nisso aqui:

Aí é só seguir o caminho da guta percha. Claramente, vemos que a fístula vinha do dente 16, que na minha opinião está perdido.

Vemos também uma cárie sob a restauração do dente 14 que talvez necessite de endodontia.

O que eu gostaria de mostrar com este Post é que o diagnóstico deve ser preciso e sem pressa. Com a ferramenta certa chegamos à conclusão com clareza e podemos prosseguir com o tratamento adequado.

Se o dentista só dá aquela olhada na boca e chega à conclusão que a fístula vem do dente 14, ele vai acabar fazendo alguma coisa errada. Mesmo se tirasse uma radiografia sem o cone, vemos que o dente 14 apresenta um problema periodontal. A fístula poderia ser interpretada como proveniente de um abcesso periodontal. Diagnóstico incorreto.

E você, tem alguma dica de ferramenta de diagnóstico? Algum macete odontológico? Conte pra gente, comente!

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo